Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_BR, 2015)

2 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

O Segundo dos Reis, 10

1 Acabe tinha 70 filhos em Samaria. Portanto, Jeú escreveu cartas e as enviou a Samaria — aos príncipes de Jezreel, aos anciãos e aos que cuidavam dos filhos de Acabe.*1 A carta dizia:

  1. Lit.: “aos guardiões de Acabe”.

2 “Quando receberem esta carta, vocês estarão com os filhos do seu senhor. Vocês têm carros de guerra, cavalos, uma cidade fortificada e armas.

3 Portanto, escolham o melhor e o mais qualificado*1 dos filhos do seu senhor e ponham-no no trono do seu pai. Então lutem pela casa do seu senhor.”

  1. Ou: “reto”.

4 Mas eles ficaram com muito medo e disseram: “Vejam! Se nem mesmo dois reis conseguiram se manter de pé diante dele, como nós nos manteremos de pé?”

5 Assim, o encarregado do palácio,*1 o governador da cidade, os anciãos e os que cuidavam dos filhos de Acabe mandaram dizer a Jeú: “Somos os seus servos e faremos tudo o que disser. Não faremos rei a ninguém. Faça o que for bom aos seus olhos.”

  1. Lit.: “aquele que estava sobre a casa”.

6 Então Jeú lhes escreveu uma segunda carta, que dizia: “Se vocês estão do meu lado e querem me obedecer, venham a mim amanhã, nesta hora, em Jezreel, trazendo as cabeças dos filhos do seu senhor.” Os 70 filhos do rei estavam com os homens de destaque da cidade que os criavam.

7 Assim que receberam a carta, eles pegaram todos os 70 filhos do rei, mataram-nos, puseram as cabeças deles em cestos e as enviaram a ele, em Jezreel.

8 O mensageiro veio e lhe disse: “Trouxeram as cabeças dos filhos do rei.” Então ele disse: “Façam com elas dois montes à entrada do portão da cidade, e deixem-nas ali até de manhã.”

9 Quando ele saiu de manhã, ficou de pé diante de todo o povo e disse: “Vocês são inocentes.*1 Fui eu que conspirei contra o meu senhor e o matei, mas quem matou a todos estes?

  1. Ou: “justos”.

10 Portanto, saibam que nem uma única palavra de Jeová, que Jeová falou contra a casa de Acabe, ficará sem cumprimento;*1 e Jeová tem feito o que falou por meio do seu servo Elias.”

  1. Lit.: “cairá por terra”.

11 Jeú matou também todos os que restavam da casa de Acabe em Jezreel, bem como todos os seus homens de destaque, seus amigos e seus sacerdotes, não lhe deixou nenhum sobrevivente.

12 Então ele partiu em direção a Samaria. A casa onde os pastores amarravam as ovelhas*1 ficava no caminho.

  1. Aparentemente um lugar onde as ovelhas eram amarradas para ser tosquiadas.

13 Jeú encontrou ali os irmãos de Acazias, rei de Judá, e lhes perguntou: “Quem são vocês?” Eles responderam: “Somos os irmãos de Acazias, e estamos indo perguntar se está tudo bem com os filhos do rei e com os filhos da rainha-mãe.”*1

  1. Ou: “da senhora”.

14 Ele disse imediatamente: “Peguem-nos vivos!” Portanto, pegaram-nos vivos e os mataram junto à cisterna da casa onde as ovelhas eram amarradas. Eram 42 homens, e ele não deixou nenhum deles sobreviver.

15 Seguindo adiante, Jeú encontrou Jonadabe, filho de Recabe, que vinha ao seu encontro. Jeú o cumprimentou*1 e disse: “O seu coração está plenamente de acordo*2 comigo, assim como o meu coração está com o seu?” Jonadabe respondeu: “Está!” “Então, dê-me a mão.” Assim, ele lhe deu a mão e Jeú o puxou para dentro do seu carro de guerra.

  1. Ou: “abençoou”.

  2. Ou: “é reto”.

16 Depois disse: “Venha comigo e veja como não tolero infidelidade*1 para com*2 Jeová.” Assim, Jeú o levou no seu carro de guerra.

  1. Ou: “rivalidade”.

  2. Ou: “veja meu zelo por”.

17 Então Jeú chegou a Samaria e matou todos os que restavam da casa de Acabe em Samaria; eliminou todos, segundo a palavra que Jeová tinha falado a Elias.

18 Além disso, Jeú reuniu todo o povo e lhes disse: “Acabe adorou pouco a Baal, mas Jeú o adorará muito mais.

19 Portanto, convoquem todos os profetas de Baal, todos os seus adoradores e todos os seus sacerdotes. Não deixem nenhum deles faltar, porque vou oferecer um grande sacrifício a Baal. Quem faltar não ficará vivo.” Mas Jeú estava agindo com astúcia, para destruir os adoradores de Baal.

20 Jeú disse também: “Proclamem*1 uma assembleia solene para Baal.” Então a proclamaram.

  1. Lit.: “Santifiquem”.

21 Depois Jeú enviou uma mensagem a todo o Israel, e todos os adoradores de Baal vieram. Nenhum deles faltou. Eles entraram na casa*1 de Baal, e a casa de Baal ficou completamente cheia.

  1. Ou: “no templo”.

22 Ele disse ao encarregado do vestiário: “Traga vestes para todos os adoradores de Baal.” De modo que trouxe as vestes para eles.

23 Então Jeú e Jonadabe, filho de Recabe, entraram na casa de Baal. Jeú disse aos adoradores de Baal: “Façam uma busca cuidadosa e certifiquem-se de que não haja aqui adoradores de Jeová, apenas adoradores de Baal.”

24 Por fim, entraram para oferecer sacrifícios e ofertas queimadas. Jeú tinha colocado do lado de fora 80 dos seus homens e tinha dito: “Quem deixar escapar um dos homens que entrego às suas mãos, morrerá no lugar dele.”*1

  1. Ou: “dará a sua alma pela alma dele”.

25 Assim que ele acabou de fazer a oferta queimada, Jeú disse aos guardas*1 e aos oficiais: “Entrem e matem-nos! Não deixem nenhum deles escapar!” Os guardas e os oficiais os mataram à espada e jogaram os corpos para fora, e foram avançando até o santuário interno*2 da casa de Baal.

  1. Lit.: “corredores”.

  2. Lit.: “a cidade”, talvez uma estrutura semelhante a uma fortaleza.

26 Então levaram para fora as colunas sagradas da casa de Baal e as queimaram.

27 Eles demoliram a coluna sagrada de Baal; demoliram também a casa de Baal e a transformaram em latrinas, que existem até hoje.

28 Assim, Jeú eliminou Baal de Israel.

29 Mas Jeú não se desviou dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, tinha levado Israel a cometer, no que se refere à adoração dos bezerros de ouro que ficavam em Betel e em Dã.

30 Jeová disse a Jeú: “Visto que você agiu bem e fez o que é certo aos meus olhos, fazendo à casa de Acabe segundo tudo o que estava no meu coração, quatro gerações dos seus filhos se sentarão no trono de Israel.”

31 Mas Jeú não teve o cuidado de andar na Lei de Jeová, o Deus de Israel, de todo o coração. Ele não se desviou dos pecados que Jeroboão tinha levado Israel a cometer.

32 Naqueles dias Jeová começou a tirar o território de Israel,*1 pedaço por pedaço. Hazael continuou a atacá-los em todo o território de Israel,

  1. Ou: “a reduzir Israel”.

33 do Jordão para o leste, toda a terra de Gileade — o território dos gaditas, dos rubenitas e dos manassitas —, que vai desde Aroer, que fica junto ao vale do Arnom,*1 até Gileade e Basã.

  1. Ou: “uádi Arnom”.

34 Quanto aos outros acontecimentos da história de Jeú, tudo o que ele fez e todos os seus atos poderosos, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel?

35 Então Jeú descansou com os seus antepassados, e o enterraram em Samaria; e Jeoacaz, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.

36 O tempo*1 que Jeú reinou sobre Israel, em Samaria, foi 28 anos.

  1. Lit.: “Os dias”.