Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_BR, 2015)
2 Crônicas
O Segundo das Crônicas, 29
1 Ezequias tornou-se rei aos 25 anos de idade, e reinou por 29 anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Abias, filha de Zacarias.
2 Ele fazia o que era certo aos olhos de Jeová, assim como Davi, seu antepassado, tinha feito.
3 No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, ele abriu as portas da casa de Jeová e as consertou.
4 Então ele convocou os sacerdotes e os levitas e os reuniu na praça, ao leste.
5 Ele lhes disse: “Escutem-me, levitas. Agora santifiquem a si mesmos e santifiquem a casa de Jeová, o Deus dos seus antepassados, e retirem do lugar santo o que é impuro.
6 Pois os nossos pais foram infiéis e fizeram o que era mau aos olhos de Jeová, nosso Deus. Eles o abandonaram, desviaram o rosto do tabernáculo de Jeová e Lhe deram as costas.
7 Também fecharam as portas do pórtico e apagaram as lâmpadas. Pararam de queimar incenso e de oferecer sacrifícios queimados ao Deus de Israel no lugar santo.
8 Por isso, Jeová ficou indignado com Judá e Jerusalém, de modo que os tornou um motivo de terror, objeto de espanto e alvo de assobios,*1 como vocês podem ver com os seus próprios olhos.
|
9 Assim, os nossos antepassados caíram à espada, e os nossos filhos, as nossas filhas e as nossas esposas foram para o cativeiro por causa dessas coisas.
10 Agora o meu desejo de coração é fazer um pacto com Jeová, o Deus de Israel, para que a sua ira ardente se afaste de nós.
11 Meus filhos, agora não é hora de ser negligentes,*1 pois Jeová os escolheu para ficar de pé perante ele, para servi-lo e para fazer fumegar os seus sacrifícios.”
|
12 Então os seguintes levitas começaram a trabalhar: dos coatitas: Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias; dos meraritas: Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel; dos gersonitas: Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá;
13 dos filhos de Elizafã: Sinri e Jeuel; dos filhos de Asafe: Zacarias e Matanias;
14 dos filhos de Hemã: Jeiel e Simei; e dos filhos de Jedutum: Semaías e Uziel.
15 Eles reuniram os seus irmãos, se santificaram e foram purificar a casa de Jeová, conforme o rei havia ordenado, de acordo com as palavras de Jeová.
16 Então os sacerdotes entraram na casa de Jeová para fazer a purificação e tiraram todas as coisas impuras que acharam no templo de Jeová e as levaram ao pátio da casa de Jeová. Os levitas, por sua vez, as pegaram e levaram para fora, ao vale do Cédron.
17 Assim, começaram a santificação no primeiro dia do primeiro mês e chegaram ao pórtico de Jeová no dia oito do mês. Então eles santificaram a casa de Jeová durante oito dias e acabaram no dia 16 do primeiro mês.
18 Depois compareceram perante o rei Ezequias e disseram: “Purificamos toda a casa de Jeová, o altar da oferta queimada e todos os seus utensílios, e a mesa dos pães da proposição*1 e todos os seus utensílios.
|
19 E aprontamos e santificamos todos os utensílios que o rei Acaz removeu durante o seu reinado, quando agiu de modo infiel, e eles estão diante do altar de Jeová.”
20 Então o rei Ezequias se levantou cedo e reuniu os príncipes da cidade, e eles subiram à casa de Jeová.
21 Eles trouxeram sete novilhos, sete carneiros, sete cordeiros e sete bodes como oferta pelo pecado, em benefício do reino, do santuário e de Judá. Então ele disse aos sacerdotes, os descendentes de Arão, que os oferecessem no altar de Jeová.
22 Assim, abateram os novilhos, e os sacerdotes pegaram o sangue e o aspergiram no altar; depois abateram os carneiros e aspergiram o sangue no altar; e abateram os cordeiros e aspergiram o sangue no altar.
23 Depois trouxeram os bodes da oferta pelo pecado perante o rei e a congregação, e puseram as mãos sobre eles.
24 Os sacerdotes os abateram e com o seu sangue fizeram no altar uma oferta pelo pecado, para fazer expiação por todo o Israel, porque o rei tinha dito que a oferta queimada e a oferta pelo pecado deviam ser feitas em benefício de todo o Israel.
25 Nesse meio-tempo, ele tinha colocado os levitas nas suas posições na casa de Jeová, com címbalos, instrumentos de cordas e harpas, de acordo com as ordens de Davi, de Gade, o vidente do rei, e de Natã, o profeta, pois essas ordens tinham sido dadas por Jeová por meio dos seus profetas.
26 Assim, os levitas estavam de pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas.
27 Então Ezequias ordenou que se oferecesse o sacrifício queimado no altar. Quando se iniciou a oferta queimada, começou o cântico de Jeová e o som das trombetas, acompanhando os instrumentos de Davi, rei de Israel.
28 E toda a congregação se curvava enquanto o cântico era cantado e as trombetas ressoavam — isso continuou até acabar a oferta queimada.
29 E, assim que acabaram de fazer a oferta, o rei e todos os que estavam com ele se curvaram e se prostraram.
30 Então o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem a Jeová com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. De modo que ofereceram louvor com grande alegria, e se curvaram e se prostraram.
31 Ezequias disse então: “Agora que vocês foram separados*1 para o serviço de Jeová, venham e tragam sacrifícios e ofertas de agradecimento à casa de Jeová.” Assim, a congregação começou a trazer sacrifícios e ofertas de agradecimento, e todos os de coração disposto trouxeram ofertas queimadas.
|
32 O número das ofertas queimadas trazidas pela congregação foi de 70 bois, 100 carneiros e 200 cordeiros — todos esses oferecidos como oferta queimada a Jeová —
33 e o das ofertas sagradas foi de 600 bois e 3.000 ovelhas.
34 Mas não havia sacerdotes suficientes para tirar a pele de todos os animais das ofertas queimadas. Por isso, seus irmãos, os levitas, os ajudaram até acabar o serviço e até os sacerdotes se santificarem, pois os levitas foram mais conscienciosos*1 em se santificar do que os sacerdotes.
|
35 Também, havia muitas ofertas queimadas, além da gordura dos sacrifícios de participação em comum e das ofertas de bebida que acompanhavam as ofertas queimadas. Assim, o serviço da casa de Jeová foi restaurado.*1
|
36 E Ezequias e todo o povo se alegraram por causa do que o verdadeiro Deus tinha feito para o povo, pois tudo isso tinha ocorrido muito de repente.