Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_BR, 2015)

Jeremias

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

Jeremias, 29

1 Estas são as palavras da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos anciãos que restaram entre o povo exilado, aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo, a quem Nabucodonosor havia levado de Jerusalém para o exílio em Babilônia,

2 depois de o rei Jeconias, a rainha-mãe,*1 os oficiais da corte, os príncipes de Judá e de Jerusalém, os artesãos e os trabalhadores em metal*2 terem saído de Jerusalém.

  1. Ou: “a senhora”.

  2. Ou, possivelmente: “construtores de fortificações”.

3 Ele enviou a carta pelas mãos de Elasa, filho de Safã, e de Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, enviou a Babilônia, a Nabucodonosor, rei de Babilônia. Ela dizia:

4 “Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, a todo o povo exilado, que fiz ser levado de Jerusalém para o exílio em Babilônia:

5 ‘Construam casas e morem nelas. Plantem pomares e comam os seus frutos.

6 Tomem esposas e tenham filhos e filhas; tomem esposas para os seus filhos, e deem as suas filhas em casamento, para que elas também tenham filhos e filhas. Tornem-se muitos, e não diminuam em número.

7 Empenhem-se pela paz da cidade para onde os exilei, e orem a Jeová a favor dela, pois a paz dela significará paz para vocês.

8 Pois assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “Não se deixem enganar pelos seus profetas e pelos seus adivinhos, que estão entre vocês, nem deem ouvidos aos sonhos que eles estão tendo.

9 Pois ‘eles estão profetizando mentiras para vocês em meu nome. Eu não os enviei’, diz Jeová.”’”

10 “Pois assim diz Jeová: ‘Quando se completarem 70 anos em Babilônia, voltarei a minha atenção para vocês e cumprirei a minha promessa, trazendo-os de volta para cá.’

11 “‘Pois eu sei muito bem o que tenho em mente para vocês’, diz Jeová. ‘Quero que tenham paz, não calamidade. Quero dar a vocês um futuro e uma esperança.

12 E vocês me chamarão e virão a mim em oração, e eu vou escutá-los.’

13 “‘Vocês me procurarão e me acharão, pois me buscarão de todo o coração.

14 E eu deixarei que vocês me achem’, diz Jeová. ‘E vou ajuntar o seu povo cativo e reunir vocês dentre todas as nações e lugares aos quais os espalhei’, diz Jeová. ‘E vou trazê-los de volta ao lugar de onde os exilei.’

15 “Mas vocês dizem: ‘Jeová fez surgir para nós profetas em Babilônia.’

16 “Portanto, assim diz Jeová ao rei que está sentado no trono de Davi e a todo o povo que mora nesta cidade, seus irmãos que não foram com vocês para o exílio:

17 ‘Assim diz Jeová dos exércitos: “Estou enviando contra eles a espada, a fome e a peste,*1 e vou fazer com que fiquem como figos podres,*2 tão ruins que nem podem ser comidos.”’

  1. Ou: “doença”.

  2. Ou, possivelmente: “rompidos”.

18 “‘Vou persegui-los com a espada, a fome e a peste, e vou fazer deles um motivo de terror para todos os reinos da terra, um exemplo de maldição, um motivo de espanto, um alvo de assobios e de insultos entre todas as nações por onde eu os espalhar,

19 visto que não escutaram as minhas palavras’, diz Jeová, ‘que lhes enviei por meio dos meus servos, os profetas; eu os enviava vez após vez’.*1 “‘Mas vocês não escutaram’, diz Jeová.

  1. Lit.: “os profetas; levantando cedo e enviando”.

20 “Por isso, ouçam a palavra de Jeová, todos vocês, povo exilado, que mandei embora de Jerusalém para Babilônia.

21 Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e a respeito de Zedequias, filho de Maaseias, os quais profetizam mentiras para vocês em meu nome: ‘Vou entregá-los nas mãos de Nabucodonosor,*1 rei de Babilônia, e ele os matará diante dos seus olhos.

  1. Lit.: “Nabucodorosor”, grafia variante.

22 E o que acontecer com eles passará a ser usado como uma maldição por todos os exilados de Judá que estão em Babilônia: “Que Jeová faça com você o mesmo que aconteceu com Zedequias e Acabe, os quais o rei de Babilônia assou no fogo!”

23 Pois eles agiram de modo vergonhoso em Israel, cometendo adultério com a esposa do próximo e falando em meu nome mentiras, que não ordenei que falassem. “‘“Eu sei e sou testemunha disso”, diz Jeová.’”

24 “E a Semaías de Neelão você dirá:

25 ‘Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “Visto que você enviou a todo o povo que está em Jerusalém, ao sacerdote Sofonias, filho de Maaseias, e a todos os sacerdotes, cartas em seu nome, que diziam:

26 ‘Jeová designou você como sacerdote no lugar do sacerdote Jeoiada, para ser o superintendente da casa de Jeová, para vigiar qualquer louco que se comportar como profeta e o mandar para o tronco.*1

  1. Lit.: “para o cepo e para o tronco”.

27 Então, por que você não repreendeu Jeremias de Anatote, que se comporta como profeta para vocês?

28 Pois ele até mesmo mandou dizer a nós em Babilônia: “Vocês ficarão aí por muito tempo! Construam casas e morem nelas. Plantem pomares e comam os seus frutos, . . .”’”’”

29 Quando o sacerdote Sofonias leu esta carta na presença do profeta Jeremias,

30 Jeremias recebeu a seguinte palavra de Jeová:

31 “Mande dizer a todo o povo exilado: ‘Assim diz Jeová a respeito de Semaías de Neelão: “Visto que Semaías profetizou para vocês sem que eu o tivesse enviado, e tentou fazê-los acreditar em mentiras,

32 assim diz Jeová: ‘Estou voltando a minha atenção para Semaías de Neelão e seus descendentes. Ninguém da sua família sobreviverá entre este povo, e ele não verá as coisas boas que vou fazer para o meu povo’, diz Jeová, ‘pois ele instigou rebelião contra Jeová’.”’”