Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_BR, 2015)

2 Samuel

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

O Segundo de Samuel, 17

1 Aitofel disse então a Absalão: “Por favor, deixe-me escolher 12.000 homens e ir hoje à noite atrás de Davi.

2 Eu o atacarei quando ele estiver cansado e sem forças,*1 e vou fazer com que ele entre em pânico. Todos os que estão com ele fugirão, e eu matarei somente o rei.

  1. Ou: “e fraco em ambas as mãos”.

3 Então trarei todo o povo de volta a você. A volta de todo o povo vai depender do que acontecer com o homem a quem você procura. E todo o povo ficará em paz.”

4 A proposta era boa aos olhos de Absalão e de todos os anciãos de Israel.

5 No entanto, Absalão disse: “Chamem também Husai, o arquita, e ouçamos o que ele tem a dizer.”

6 Portanto, Husai compareceu perante Absalão. E Absalão lhe disse: “Esse foi o conselho de Aitofel. Devemos seguir o conselho dele? Se não, diga você o que devemos fazer.”

7 Então Husai disse a Absalão: “Desta vez, o conselho que Aitofel deu não é bom.”

8 Husai disse mais: “Você sabe muito bem que seu pai e os homens dele são valentes e que estão desesperados,*1 como uma ursa que perdeu os filhotes no campo. Além disso, seu pai é um guerreiro e não passará a noite com o povo.

  1. Ou: “com a alma amargurada”.

9 Neste exato momento ele deve estar escondido numa caverna*1 ou em algum outro lugar. Se ele atacar primeiro, quem ficar sabendo disso dirá: ‘Os apoiadores de Absalão foram derrotados!’

  1. Ou: “cova; ravina”.

10 E até mesmo o homem corajoso, que tem um coração de leão, ficará fraco de tanto medo, porque todo o Israel sabe que seu pai é um guerreiro valente, e que os homens que estão com ele são corajosos.

11 Meu conselho é o seguinte: reúna todos os homens de Israel junto a você, desde Dã até Berseba, tantos como os grãos de areia à beira do mar; e você deve comandá-los na batalha.

12 Nós o atacaremos onde quer que ele estiver. Cairemos sobre ele assim como o orvalho cai sobre a terra, e nenhum deles sobreviverá, nem ele nem os seus homens.

13 Se ele se esconder numa cidade, todo o Israel levará cordas até aquela cidade, e nós a arrastaremos para o vale até não sobrar nem mesmo uma pequena pedra.”

14 Então Absalão e todos os homens de Israel disseram: “O conselho de Husai, o arquita, é melhor do que o conselho de Aitofel!” Pois Jeová tinha decidido*1 frustrar o bom conselho de Aitofel. Jeová fez isso para trazer calamidade sobre Absalão.

  1. Ou: “ordenado”.

15 Mais tarde, Husai disse aos sacerdotes Zadoque e Abiatar: “Foi assim que Aitofel aconselhou Absalão e os anciãos de Israel, e foi assim que eu aconselhei.

16 Agora mandem depressa o seguinte aviso a Davi: ‘Não passe a noite nos pontos de travessia*1 junto ao deserto, mas sem falta atravesse o rio, senão o rei e todo o seu povo poderão ser exterminados.’”*2

  1. Ou, possivelmente: “nas planícies desérticas”.

  2. Lit.: “engolidos”.

17 Jonatã e Aimaás estavam esperando em En-Rogel; uma serva levou o recado para eles, e eles foram contar ao rei Davi, pois não quiseram arriscar ser vistos entrando na cidade.

18 Mas um jovem os viu e contou a Absalão. Então eles partiram depressa e chegaram à casa de um homem em Baurim que tinha um poço no pátio da sua casa. Eles se esconderam dentro dele,

19 e a esposa do homem colocou uma cobertura sobre a boca do poço e pôs sobre ela grãos triturados; ninguém ficou sabendo disso.

20 Os servos de Absalão foram à casa da mulher e lhe perguntaram: “Onde estão Aimaás e Jonatã?” A mulher respondeu: “Eles foram em direção às águas.” Então os homens os procuraram, mas não os acharam. Assim, voltaram a Jerusalém.

21 Depois que os homens foram embora, os dois saíram do poço e foram informar o rei Davi. Eles lhe disseram: “Vão! Atravessem depressa o rio, pois foi assim e assim o conselho de Aitofel contra vocês.”

22 Imediatamente, Davi e todo o povo que estava com ele começaram a atravessar o Jordão. Ao amanhecer, não havia ninguém que não tivesse atravessado o Jordão.

23 Quando Aitofel viu que seu conselho não tinha sido seguido, selou um jumento e foi para casa, em sua cidade. Depois deu instruções aos da sua casa e se enforcou. Assim ele morreu e foi enterrado na sepultura dos seus antepassados.

24 Nesse meio-tempo, Davi foi a Maanaim, e Absalão atravessou o Jordão com todos os homens de Israel.

25 Absalão colocou Amasa no lugar de Joabe para comandar o exército. Amasa era filho de um homem chamado Itra, o israelita, que teve relações com Abigail; ela era filha de Naás e irmã de Zeruia, mãe de Joabe.

26 Absalão e os homens de Israel se acamparam na terra de Gileade.

27 Assim que Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita de Rogelim,

28 trouxeram camas, bacias, panelas de barro, trigo, cevada, farinha, grãos torrados, favas, lentilha e sementes tostadas;

29 também mel, manteiga, ovelhas e queijo.*1 Trouxeram tudo isso para que Davi e o povo que estava com ele comessem, pois disseram: “O povo está faminto, com sede e cansado no deserto.”

  1. Lit.: “coalhada de gado”.